Certamente você já ouviu falar em reflexologia podal? não? Pois bem, nossos pés possuem pontos que correspondem a outras partes do corpo.
Portanto, a técnica dessa massagem consiste em aplicar diferentes pressões sobre esses pontos, que são zonas reflexas de órgãos ou regiões específicas, com o objetivo de atuar na prevenção e no auxílio ao tratamento de disfunções de cada uma dessas partes.

Como funciona a reflexologia
Além de dissolver os cristais de ácido úrico e cálcio depositados nos membros inferiores, a pressão e estímulo nos pontos dos pés promovem o relaxamento do corpo, a melhora da circulação sanguínea e o equilíbrio dos órgãos e glândulas.
A massagem ativa a capacidade do corpo de se recuperar e se curar.
Existem, basicamente, duas explicações para o funcionamento dessa técnica: primeiramente, para os orientais, o efeito acontece graças ao fato de os movimentos possibilitarem que a energia chi circule por todo o corpo.
Entretanto os ocidentais, embasados na Medicina, acreditam que a eficácia da massagem é consequência de o restante do corpo estar ligado aos pés pelas terminações nervosas.
Especificidades
O estilo de vida e o estresse do dia a dia têm sido a principal causa da maioria dos problemas de saúde, portanto a reflexologia destaca-se entre os outros tipos de massagens, pois, além de promover o relaxamento no local onde é aplicada, é capaz de solucionar problemas emocionais e físicos.
Essa massagem tem sido considerada a melhor alternativa para a redução do estresse e alívio de sensações como medo, raiva, nervosismo e tensão.
Áreas em que atua
A reflexologia provoca mudanças fisiológicas no corpo, que responde através do cérebro, da pele e das vísceras.
Portanto, ela atua no trato de dores, infecções, problemas no sistema digestivo, doenças inflamatórias, disfunções ginecológicas e urogenitais, além de problemas como depressão, insônia e ansiedade.
Alguns exemplos de problemas nos quais a reflexologia é capaz de atuar:
- Dores: torcicolo, dores musculares, dor de cabeça e na coluna.
- Infecções: asma, bronquite, rinite alérgica, pneumonia e resfriados.
- Inflamações: cistite, amigdalite e sinusite.
- Doenças gastrointestinais: gastrite, azia, má digestão e prisão de ventre.
- Distúrbios osteomusculares: artrite, artrose, fibromialgia, reumatismo, tendinite e osteoporose.
Entretanto a técnica não possui contraindicações com relação à idade, podendo ser aplicada tanto em bebês como em idosos.
As gestantes também podem aproveitar os benefícios da reflexologia, que é indicada também para pacientes oncológicos, tanto para o alívio de dores quanto da tensão.
Principais benefícios da reflexologia
Além da redução do estresse, a reflexologia possui vários outros benefícios, dentre os quais podemos destacar:
- Alívio de dores;
- Melhora da circulação sanguínea;
- Estímulo do sistema imunológico;
- Livra o corpo de toxinas;
- Estímulo dos nervos;
- Ajuda na recuperação pós-cirúrgica.
Já conhecia todas essas vantagens da reflexologia? Todas essas vantagens e benefícios ao seu alcance: agende uma consulta conosco através do Whatsapp ou da área de agendamentos do site.
